Cercado por água e com uma atmosfera distinta, o estúdio de arquitetura dinamarquês BIG - Bjarke Ingels Group escolheu a próspera área portuária de Nordhavn, em Copenhague, para sua nova sede. Com o edifício, os pioneiros do design estão empenhados em destacar a integração entre tecnologia, inovação e criatividade, ao mesmo tempo em que criam um ambiente que fomenta a inventividade e promove um senso de comunidade no local de trabalho.
A transição para ambientes de escritório flexíveis é uma tendência em ascensão, com um número crescente de empresas reconhecendo os benefícios de poder personalizar espaços de trabalho para atender a diversas formas de atuação. Embora a estrutura e o suporte permaneçam como fundamentos essenciais no ambiente profissional, é a liberdade e a flexibilidade que impulsionam a autonomia e a satisfação.
Nawabari, projetado para criar espaços sociais flexíveis
Ao unir a simplicidade e elegância da BoConcept à estética futurista e ao propósito visionário do BIG, a nova coleção Nawabari foi concebida para reunir pessoas e transformar espaços sociais. Os elementos dessa coleção podem ser utilizados de forma individual, destacando-se como peças singulares, ou agrupados para criar áreas independentes. Dessa forma, diversos elementos foram dispostos ao redor da sede do BIG, incentivando tanto a criatividade quanto o bem-estar.
"Ao desenhar móveis, criar ambientes confortáveis é uma das missões mais cruciais", afirma Jakob Lange, sócio e líder de produtos do BIG. "No BIG, projetamos objetos que não demandam muita atenção e podem ser combinados com outros elementos para formar ambientes serenos e tranquilos."
Formas intrigantes que convidam a usos diversos
A coleção Nawabari é composta por dois tamanhos de sofá, uma poltrona, duas mesas de café e dois tamanhos de puff, meticulosamente projetados para serem dispostos em diversas configurações e adequados a uma ampla gama de ambientes. A coleção tem uma linguagem de design unificadora, inspirada no simples conceito de amarrar cordas ao redor de uma esponja, explorando as expressões esculturais que podem surgir desse processo. Como resultado, o Nawabari apresenta formas intrigantes que convidam à interação social e se adaptam a usos diversos.
Sustentabilidade hedonista
Ingels apresentou seu conceito de "sustentabilidade hedonista", defendendo a ideia de que a responsabilidade ambiental não só é melhor para o meio ambiente, mas também torna o ambiente de trabalho mais bonito e divertido. A coleção Nawabari é uma manifestação desse pensamento. Os sofás, poltronas e pufes são todos certificados pela Greenguard quando estofados no tecido Blend, produzido pelo fabricante dinamarquês Gabriel, e ostentam o selo ecológico da UE e o STANDARD 100 da OEKO-TEX.
Como uma força unificada, BIG e BoConcept propõem uma maneira de pensar e aprimorar interiores. "O compromisso da BIG com materiais sustentáveis se alinha perfeitamente com nossa visão de um futuro mais ambientalmente consciente", afirma Claus Ditlev Jensen, Diretor de Coleção e Visuais da BoConcept. Ao reduzir o risco de substâncias prejudiciais, a dupla está dando um passo importante na direção que muitas empresas desejam seguir, proporcionando a seus funcionários e visitantes um ambiente interno saudável e sustentável.
Os dinamarqueses são reconhecidos por sua cultura descontraída no ambiente de trabalho, e com o Nawabari, o BIG e a BoConcept estão difundindo ainda mais essa cultura e tradição, destacando a importância de interiores adaptáveis e multifuncionais.